John Locke


Biografia

Artesão do pensamento político liberal, Locke nasceu numa aldeia inglesa, filho de um pequeno proprietário de terras.

Estudou na escola de Westminster e em Oxford, que seria seu lar por mais de 30 anos. Os estudos tradicionais da universidade não o satisfaziam, mas aplicou-se. Foi admitido na sociedade real de Londres, a academia cientifica, em 1668, para estudar medicina graduou-se seis anos depois, mas sem o título de doutor. 

Para John Locke a busca do conhecimento deveria ocorrer através de experiências e não por deduções ou especulações. Desta forma, as experiências científicas devem ser baseadas na observação do mundo. O empirismo filosófico descarta também as explicações baseadas na fé.
Locke também afirmava que a mente de uma pessoa ao nascer era uma tábula rasa, ou seja, uma espécie de folha em branco. As experiências que esta pessoa passa pela vida é que vão formando seus conhecimentos e personalidade. Defendia também que todos os seres humanos nascem bons, iguais e independentes. Desta forma é a sociedade a responsável pela formação do indivíduo.
Locke, defendia que o poder deveria ser dividido em: Executivo, Legislativo e Judiciário. De acordo com sua visão, o Poder Legislativo, por representar o povo, era o mais importante e, portanto, os outros dois deveriam estar subordinados a ele. Locke considerava que deveria haver uma relação de equilíbrio entre os três poderes.
Empirismo foi uma teoria de conhecimento que afirma que o conhecimento vem apenas, ou principalmente, a partir da experiencia em português.
John Locke usou o argumento da tabua rasa, considerado como o protagonista do empirismo, para ele, todas as pessoas nascem sem conhecimento algum e todo o processo do conhecer, do saber e do agir é aprendido através da experiencia.


Contribuição de John Locke para educação


          Ressalta o estudo de História, Geografia, Geometria e Ciências Naturais.
·         Prática da Educação Física para o fortalecimento do corpo, os jogos são auxiliares da educação, como exercício físico, desafio e possibilidade de superação dos próprios limites.

·         Dualismo – a formação é diferente: uma para quem vai governar e outra para quem vai ser governado.

A educação é uma disciplina moral, mais do que um processo de instrução do intelecto.

A linguagem – ideias são interpretadas  pelas palavras
Influência em toda a Psicologia Moderna.

Enfatiza as sensações e a aprendizagem através da experiência. 



Reflexão 

*Fundador do empirismo inglês

* Visão conservadora e autoritária
* Defendia o estabelecimento de práticas políticas , que não fossem contra as leis naturais do mundo
* Defensor do poder transformador das instituições de ensino
* A origem de todo o conhecimento humano é a experiência
* Descarta explicações baseadas na fé

* Rejeitava a doutrina das ideias inatas e afirmava que todas as novas ideias , tinham origem no que era percebido pelos sentidos .



Bibliografia

Brasil Escola
LOCKE, John. Acerca do Entendimento Humano, Abril Cultural 1978


Um comentário:

  1. LOCKE

    Justificar todo o texto

    Biografia é apenas o que diz respeito a vida do sujeito.

    Faltou curiosidade, ideologia, considerações finais.

    Poderiam ter explorado mais imagens de Locke

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