“A Base da Educação é o Amor”
(Johann Heinrich Pestalozzi)
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· Biografia
É considerado pai da pedagogia moderna, Nasceu em 1746 na Zurique, Suíça Teve como ensinamento o protestantismo. considerava-se cristão. Gastou parte de sua juventude nas lutas politicas. Quando era jovem, abandonou os estudos para se dedicar a agricultura, foi influenciado pelo movimento naturalista e tornou-se um revolucionário. Casou aos 23 anos. E com a invasão francesa da suíça em 1798, tornou-se um herói. Como criador do “método Pestalozzi”. Foi um dos pioneiros da pedagogia moderna, influenciando profundamente todas as correntes educacionais até os dias de hoje. Morreu com 81 anos em 1827, na cidade de burgg.
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Pensamento ideológico
Pestalozzi traz em suas ideologias que a função principal do ensino é levar as crianças a desenvolverem suas habilidades naturais e inatas. Uma educação que unifica os conhecimentos técnicos e morais deve-se da união dos pais e professores é essencial para o desenvolvimento da criança, preparando para a vida adulta. “Ele sustentava a ideia que a estrutura escolar não precisava ser apenas salas, e que a educação é um processo natural fundamentado no desenvolvimento do aluno”. Um de seus maiores sonhos era ser mestre de escolas.
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Objetivos e ações.
Seu maior objetivo em suas ações era a “educação e o amor”.
Começou seu projeto sócio-educativo Acolhendo crianças abandonadas educando-as com amor e companheirismo. Queria por fim nos castigos corporais e recompensas.
Com a introdução da cultura física e de condições de higiene, com classes móveis e ensino individualizado de acordo com as aptidões do aluno. Ele defendia que a religião é fundamental para a educação moral, porém,essa religião seria aquela que orienta o individuo para a moralidade,para a libertação daquilo que é considerado fora dos padrões da moralidade: maldade , egoísmo,preconceito, etc.
Mestre de grande importância para a história da Educação, sua proposta pedagógica regida pelo amor e pela intuição causou grandes impactos no seu tempo, impactos esses que são lembrados e usados até hoje, como base para a educação nas escolas.
-Com o método de educação integral.
-Foi o projeto da escola nova.
-Priorizou o afeto na sala de aula e do contato próximo entre o professor e o aluno e acima de o respeito .
- Priorizou aos educa-nos a atenção aos estágios de desenvolvimento que a criança passa.
- Os estudo da religião, que é um instrumento muito eficaz no processo de formação da índole da criança .
- O direito á educação gratuita.
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A escola idealizada por
Pestalozzi
Pestalozzi idealizava uma escola parecida com lar trazendo para a sala de aula o ambiente familiar, para oferecer uma atmosfera de segurança e afeto. Ao contrário de muitos de seus contemporâneos, o pensador suíço não concordava totalmente com o elogio da razão humana.
Segundo ele, apenas o amor tinha força para salvar, e é capaz de levar o homem à plena realização moral - isto é, encontrar-se conscientemente, dentro de si, a essência divina que lhe dá liberdade.
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As Praticas Escolares
Pestalozzi acreditava que se fossem utilizadas práticas na qual o indivíduo apreendesse a desenvolver capacidades, física, mental e intelectual. Os tornariam seres livres pensantes e capazes de se relacionar e viver em sociedade de forma livre.
-Física - No contato com o objeto, fazendo demonstrações, pois o aluno aprende através dos sentidos, principalmente vendo e tocando.
-Sentimental - Na demonstração de afeto
-Intelectual - Mostrar a utilidade específica do conhecimento transmitido e a sua aplicação na vida diária.
-Fazer referência à natureza e origem dos fenômenos estudados, isto é, às suas causas.
-Explicar primeiramente os princípios gerais e só depois os detalhes.
“Ele afirma que a educação da humanidade está unificada em reconhecer, e manter em cada indivíduo a dignidade da pessoa humana”.
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Currículos e métodos
Eu acho que é muito boa a ideia de diferentes sistemas de ensino, porque o sistema atual tem muitas falhas que devem ser exploradas e tentar altera-lo (Opinião pessoal Pestalozzi).
Deu grande importância ao ensino como meio de educação e desenvolvimento das capacidades humanas. Com sistemas e métodos de ensino práticos e flexíveis, usados para estimular o desenvolvimento físico, intelectual e moral de criança e jovens, através de experiência e atividades selecionadas graduadas.
O método Pestalozziano, como foi chamado tinha as seguintes características:
- O conhecimento baseado por seus elementos simples e concretos de forma a estimular a compreensão.
-O processo de observação ou percepção pelos sentidos, denominado por ele de intuição, Onde se estudava objetos e fenômenos naturais.
-Fixava o conhecimento por meio de uma série de exercícios graduados, que se baseavam mais na observação do que no mero estudo de palavras.
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O Professor e Aluno
O professor deve dedicar-se a cada tópico do conteúdo o tempo necessário para assegurar que o aluno o domine inteiramente. Ele gostava de lembrar que a semente traz em si o "projeto" da árvore toda. Ao comparar o oficio do professor ao do jardineiro, ele acredita que o professor e capaz de moldar embelezar tornar perfeito fazendo este aluno florescerem naturalmente.
Para ele o aluno aprende na convivência com base na experimentação pratica e na vivencia intelectual, sensorial e emocional.
Para ele o aluno deve conduzir o próprio aprendizado essa e a ideia do “aprender fazendo”.
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Curiosidade
Pestalozzi defendeu o fato de que o ser humano nasce bom. Pondo em práticas seus métodos que era muito a frente de seu tempo. Um fato curioso como o de quase ter sido padre, e também o instituto Pestalozzi no ceara, uma das mais antigas no atendimento de pessoas com deficiência. Com objetivos de educacional especializado de prover condições de acesso estabelecer continuidade de ensino e eliminar as barreiras no processo de ensino e aprendizagem.
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Obras literárias
-1774 - Diário de pai com intenções de estudos psicológicos;
-1780 – Vigília de um solitário e legislação e infanticídio;
-1781 – 1790 – O primeiro volume de Leonardo e Gertrudes, Christopher e Alice;
-1801 - Sua obra mais sistemática os primeiros de seus métodos: como Gertrudes ensina seus filhos.
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Reflexão
Acreditamos que todos tenham um entendimento de cuidado com a criança que seja especial ou não e que precisam de orientações no processo de desenvolvimento. Em casa, educamos a criança desde o nascimento até sua fase adulta. Ensinando a falar andar e a reconhecer o certo e o errado, procurando fazer sempre o nosso melhor.
Ao fazer este estudo para conhecer os pedagogos e filósofos Pestalozzi e Rousseau, aprendemos que mais que cuidados e orientações, as crianças aprendem através do afeto. Tanto professor quanto aluno devem trabalhar juntos, e com praticas de ensino mais simples, e alcançado um desenvolvimento melhor do ensino. E par tornar este e aprendizado ainda, mas proveitoso necessitamos do companheirismo da família com suas referencias culturais e religiosas. E que só assim que se formam cidadãos de respeito e prestígios, que contribuem para uma sociedade melhor.
As descobertas feitas neste estudo tem grande contribuição para minha formação profissional porque os métodos de Pestalozzi são à base da educação. Com seus métodos de aperfeiçoamento mental físico e moral do ser, resultando no melhor aprendizado. Ensina-nos a valorizar mais ainda a vida e que nos rodeia, defendendo a metodologia de que cada criança tem seu tempo. E nos faz querê cada dia mais nos tornar pedagogos para ensinar o verdadeiro valor da vida e assim sentir o verdadeiro prazer de ensinar. Pestalozzi teve grande importância para a história da Educação, sua proposta de uma pedagogia regida pelo amor e pela intuição causou grande impacto no seu tempo. Para Pestalozzi educação de aluno de tem que ser igual a de um paia. Segundo ele, a educação não deve ser apenas uma transmissão de conhecimentos e sim uma relação de carinho entre todos os envolvidos. Defendia que a religião é fundamental para a educação moral, porém, essa religião seria aquela que orienta o indivíduo para a moralidade.
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Referencias
-ARANHA, Maria Lúcia de Arruda. História da Educação e da Pedagogia: Geral e Brasil. 3 ed. São Paulo: Moderna 2006.
-http://educarparacrescer.abril.com.br/aprendizagem/pestalozzi-307416.shtml
-http://lelivros.space/book/download-curso-de-didatica-geral-regina-celia-c-haydt-em-epub-mobi-e-pdf/
-https://logosgrafia.com/2012/06/01/os-pensamentos-de-rousseau-e-pestalozzi/
ALUNAS: MARIA GECIONE
ELIANE OLIVEIRA .
PESTALOZZI
ResponderExcluirBiografia - Burgg
Contribuições - o direito à educação grat.
Práticas escolares:
Práticas
Está
Indivíduo
Curiosidade - ... em práticas. ..
Referências
SOBRENOME, Nome. Texto. Disponível em www.sjdjcdnddndnsn, acesso em dia/mês/ano, às xxh.