John Dewey

foto retirada do site: diariodigitalcastelobranco.pt

_Frase De Dewey 

          "A educação não é uma questão de falar e ouvir, mas um processo ativo e construtivo"

_Biografia 
  • John Dewey nasceu na cidade de Burlington, estado de Vermont nos estados Unidos em 20 de outubro de 1859, vindo a falecer em  1952 aos 93 anos.
  • Iniciou sua carreira no magistério aos 20 anos.
  • Realizou seu doutorado em filosofia nos anos de 1882 e 1884.
  • Ainda no ano de 1884 passa a trabalhar como professor de filosofia na universidade de Michigan.
  • No final na década de 1890 afastou-se de sua visão idealista e adota uma nova posição conhecida mais tarde como escola nova.
  • Escreveu sobre filosofia e educação, além de arte, religião, moral, teoria do conhecimento, psicologia e política.
  • Suas obras que se destacaram foram a escola e a sociedade 1899, democracia e educação 1938 e arte com experiência em 1958.
  • Dewey terminou sua carreira na  universidade de Columbia em Nova York, onde permaneceu até o fim de sua carreira em 1930.
  • Participou de vários movimentos sociais.

_Contribuição de Dewey para a educação

  Dewey foi considerado o maior teórico no século XX e veio a deixar diversas contribuições para a educação sendo publicado em diversos artigos científicos um deles foi sua teoria da escola nova.
  John Dewey foi o maior representante do pragmatismo (Pragma "ação" e consequentemente "prátíca") é dessa teoria pedagogica que hoje conhecemos como escola nova, para Dewey todo o conhecimento que se é aprendido com o professor em sala de aula só é possível se houver vínculo com a vida dos estudantes, é de grande importância que o aluno possa associar o que ele aprende dentro da sala de aula com o seu cotidiano, pois quando sair da escola ele possa conviver em sociedade exercendo seus deveres e que saiba quais são os seus direitos já que ele acredita que todo conhecimento deve ter alguma utilidade prática onde o professor não é o centro do processo de ensino mas sim os alunos.
 Assim para Dewey o aprendizado se torna eficaz quando ideias são compartilhadas e que lugar melhor seria se não a escola, mas ele afirma também que para que isso ocorra não deve ter barreira para a livre expressão do pensamento por isso que não acredita que isso poderia acontecer com o então tipo de ensino tradicional onde se acreditava que somente o professor deveria ser o centro e que somente ele tinha algo a compartilhar.
  Ele acreditava que se é somente pela experiência, atividade e iniciativa que a criança pode realmente aprender sendo o professor somente um mediador desse ensino no qual o aluno deve sentir o problema, analisa-lo, pensar em alternativas para a resolução do problema podendo assim experimentar várias alternativas e possibilidades e assim chegar a alguma resolução.
  Acreditando que o professor é um mediador durante a aula Dewey afirma que o professor não deve expor o conhecimento pronto para seus alunos, mas despertar o interesse da parte dos alunos.
  Ele segue afirmando que a educação é mais que uma preparação para a vida, mas a própria vida para Dewey é importante o crescimento físico, emocional e intelectual de nossas crianças.
  Exemplificando é que os alunos aprendem melhor o conteúdo quando associam o teórico com o prático e se interajam entre eles, mas com a nossa educação atual sabemos que essa prática não é o que realmente acontece se é praticado dentro da sala de aula.

  _A ideologia de Dewey nas práticas pedagógicas em escolas Brasileiras.

  Anísio Teixeira foi um dos educadores que fora influenciado pela teoria Deweyana ao ir estudar ciências da educação na universidade de Columbia nos Estados Unidos e ao ser aluno de Dewey, ao voltar para o Brasil entusiasmado Anísio procura empreender uma reforma educacional, mas para que isso pudesse de tornar realidade ele conta com a ajuda de outros dois grandes pensadores sendo Lourenço Filho e Fernando de Azevedo juntos eles fizeram parte da história em o manifesto dos pioneiros da escola nova no ano de 1932 liderando.
  O manifesto é um documento escrito por 26 educadores com o titulo reconstrução educacional no Brasil tendo como finalidade oferecer diretrizes para um politica de educação, o manifesto defendia a educação obrigatória, pública, gratuita e leiga como dever do estado, a ser implantada em programa de âmbito nacional.
  Sua ideologia nos levou a colocar a atividade prática e a democracia como importantes e com uma educação de direitos para todos e para que valorizemos a capacidade de pensar dos alunos.

registro de alguns do educadores do manifesto
atelierdeeducadores.blogspot.com.br


Anísio Teixeira (1900-1971).
foto retirada do site:infoescola.com
  Anísio foi um jurista, intelectual, educador e escritor Brasileiro, pensamento de Anísio revolta-me saber que dos cinco milhões que estão na escola, apenas 450 mil conseguem chegar a quarta série, todos os demais ficando frustados mentalmente e incapacitados para se integrarem em uma civilização industrial e alcançarem um padrão de vida de simples decência humana.  

Lourenço Filho (1897-1970)
foto retirada do site infoescola.com

       
  Manuel Bergstron Lourenço filho foi um educador e pedagogista para ele ensinar é a are de transmitir conhecimentos e técnicas.                                     


Breve vídeo com resumo sobre Dewey




                                                        _Curiosidade sobre John Dewey

                         Não localizamos alguma curiosidade sobre Dewey então deixaremos aqui sua caricatura
                                                            
                                                           caricatura retirada em www.il-fantamondo.com


Considerações finais 
  
  John Dewey vem nos mostrando que podemos fugir um pouco da pedagogia tradicional e mesmo ter uma didatica e aprendizado por parte dos alunos eficientes.
  Associar o que o aluno aprende dentro do ambiente escolar com o seu cotidiano pode tornar os alunos mais críticos e pensantes esses pequenos tem muitos a nos ensinar, Dewey acreditava que para o sucesso do processo educativo, bastava um grupo de pessoas se comunicando e trocando ideias, sentimentos e experiências sobre as situações práticas do dia a dia.


                                   Referências bibliográficas


disponível em:Escola nova o pragmatismo de John Dewey Acesso em: 25/04/2017
disponível em:John Dewey, o pensador que pôs a prática em foco Acesso em:25/04/2017
disponível em:A Contribuição de John Dewey para a Educação Acesso em 26/04/2017


Alunas: Joice Aparecida da Silva R.A: 561254
             Jacqueline Souza Santos R.A: 561006.








Um comentário:

  1. DEWEY
    contribuições - vínculo, prático, prática

    Imagem das crianças na lousa é desnecessária. Usem apenas imagens relacionadas à pesquisa e não apé nas para decorar.

    Lourenço Filho

    Considerações finais?

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