Friederich Wilhelm August Froebel (1782-1852)
“Por meio da educação, a criança vai se reconhecer como membro vivo do todo”
(Friedrich Wilhelm August Froebel)
BIOGRAFIA
_ Filho de um pastor protestante, e a os nove meses depois de seu nascimento, ficara órfã de mãe, foi adotado por um de seus tios, teve uma infância muito solitária e se empenhou a aprender matemática e linguagem, explorava as flores próximas a sua casa.
_ Cursou informalmente algumas matérias na Universidade de Jena, ainda jovem se tornou professor e fez uma visita a escola de Pedagogo JOHANN HEINRICH PESTALOZZI (1746-1827) na Suíça.
_ Sua primeira escola foi fundada em 1816 na cidade Alemã Griesheim, depois de dois anos a escola foi transferida para keilhau.
_ Em 1826 publicou seu livro, com o titulo “A educação do homem”, depois foi morar na Suíça, onde treinou professores e dirigiu um orfanato.
_ Froebel foi um discípulo de Pestalozzi, e estudou em Yverdon, onde teve contato com “Emilio de Rousseau” que teve muita influencia na sua pedagogia
A CONTRIBUIÇÃO DE FRIEDRICH FROEBEL PARA EDUCAÇÃO INFANTIL
Froebel
é considerado como pai do Jardim da Infância para o desenvolvimento do ser
humano, ele deixou grandes contribuições.
As
técnicas que usam até hoje na educação infantil devem muito a ele, as
brincadeiras não são apenas diversões, mas sim primordial para o caminho da
aprendizagem.
Froebel
foi um dos primeiros educadores a considerar o inicio da infância a faze mais
decisiva na formação de pessoas.
Na
época de mudanças de concepções sobre as crianças, esteve a frente deste
processo na área pedagógica. Foi criador do primeiro jardim de infância das
crianças menores de 08 anos.
Também
foi o primeiro pedagogo a desenvolver jogos e materiais educativos apropriados
ao jardim de infância, como cantos, pinturas, palestras, modelagem, e ouvir
histórias.
Criou
gravuras coloridas, trabalhos manuais, que consistiam em exercícios
sensórios-motores.
Assim
como a linguagem, também valorizava a musica e muitas atividades eram desenvolvidas
com o uso dela, ele acreditava que a musica despertava sentimentos que muitas
vezes as palavras não conseguem expressar, e em 1844 publica a obra “Canções
para a mãe que acalenta o filho”.
PENSAMENTO IDEOLÓGICO
Ao
compartilhar seu pensamento com os outros pensadores, Froebel tinha as crianças
como uma planta em sua fase de formação, que exigia cuidados periódicos para
que cresçam de maneira saudável, além de procurar o elo que igualaria todos os
homens a sua existência divina, ainda não corrompida pelo convívio social.
O
caminho para isso seria deixar a criança livre para expressar seu interior e
prosseguir seus interesses, assim ele adota a ideia contemporânea do “aprender
a aprender”, para ele quanto mais ativa a mente da criança, mais ela é
receptiva porque a educação se desenvolve espontaneamente por saber que as
crianças, já trazem consigo, uma metodologia natural do que faz com que elas
aprendam de acordo com seus interesses.
Froebel
com suas pesquisas comprovou que ao utilizar brincadeiras, as crianças se
desenvolvem melhor nesta fase, e com brinquedos como praticas pedagógicas, a
criança se projeta para o futuro por meio de imaginação, além de ajudar a
desenvolverem a sociabilidade, o psicológico e o psicomotor “brincar é fonte de
lazer”.
Ele
também dizia que o importante era trabalhar a percepção e aquisição da
linguagem no período propriamente escolar.
Froebel
via a educação como uma atividade em que escola e família caminham juntas,
assim como Pestalozzi.
Defendia a educação sem
imposições as crianças, porque segundo a sua teoria, elas passam por diferentes
estágios de capacidades de aprendizado, com características específicas,
antecipando as ideias do suíço Jean Piaget (1896-1980).
Entretanto
sugerem que no inicio a educação deve ser somente protetora, guardadora e não prescritiva,
categórica, interferidora, e que o desenvolvimento da humanidade requer a
liberdade de ação do ser humano, “a livre e espontânea representação do divino
no homem”.
CURIOSIDADES SOBRE FROEBEL
Em 1811, Friedrich Froebel
foi convocado a lutar nas guerras napoleônicas.
Em
1851, foi confundido com um sobrinho esquerdista, o governo da Prússia proibiu
as atividades do jardim da infância. O educador morreu no ano seguinte, mas o
banimento só foi suspenso em 1860, oito anos mais tarde. Os jardins de infância
rapidamente se espalharam pela Europa e pelos EUA, onde foram incorporados aos
preceitos educacionais do filósofo John Dewey (1859-1952).
CONCLUSÃO
O
estudo sobre Froebel, nos mostra a sua importância para a educação infantil, e
também suas contribuições para a pedagogia nos dias atuais. Deixando a clareza
do quão é importante o brincar e o lúdico para que a criança compreenda e
construa seus conhecimentos.
BIBLIOGRAFIA
(Acessado em
11/04/2017, às 21hrs33min)
(Acessado em 12/04/2017, às
22hrs40min)
FROBEL
ResponderExcluirRever a correção do texto:
... aos nove meses...
Órfão
À escola
Influência
Início
Fase
Música
Práticas pedagógicas
às crianças
Início
Bibliografia qd há somente livros
Troquem para Referências e vejam a forma correta do registro...
SOBRENOME, Nome. Texto. Disponível em www.ssdddsxxfddddsasxdss, acesso em dia/mês /ano.
Essas correções se referem somente à biografia. Relevam todo o texto pois há muitos outros erros ortográficos.
ResponderExcluirInsiram, ao final do texto, o nome completo da dupla.