Friedrich Froebel


 Fonte

Friederich Wilhelm August Froebel (1782-1852)



“Por meio da educação, a criança vai se reconhecer como membro vivo do todo”
        

         (Friedrich Wilhelm August Froebel)






BIOGRAFIA


_ Friedrich Wilhelm August Fröbel ou Froebel, nascido em 21 de abril de 1782, na cidade de Oberweissbach, no sudeste da Alemanha, vindo a falecer em 21 de junho de 1852.

_ Filho de um pastor protestante, e a os nove meses depois de seu nascimento, ficara órfã de mãe, foi adotado por um de seus tios, teve uma infância muito solitária e se empenhou a aprender matemática e linguagem, explorava as flores próximas a sua casa.

_ Cursou informalmente algumas matérias na Universidade de Jena, ainda jovem se tornou professor e fez uma visita a escola de Pedagogo JOHANN HEINRICH PESTALOZZI (1746-1827) na Suíça.

_ Sua primeira escola foi fundada em 1816 na cidade Alemã Griesheim, depois de dois anos a escola foi transferida para keilhau.

_ Em 1826 publicou seu livro, com o titulo “A educação do homem”, depois foi morar na Suíça, onde treinou professores e dirigiu um orfanato.

_ Froebel foi um discípulo de Pestalozzi, e estudou em Yverdon, onde teve contato com “Emilio de Rousseau” que teve muita influencia na sua pedagogia




A CONTRIBUIÇÃO DE FRIEDRICH FROEBEL PARA EDUCAÇÃO INFANTIL


Froebel é considerado como pai do Jardim da Infância para o desenvolvimento do ser humano, ele deixou grandes contribuições.

As técnicas que usam até hoje na educação infantil devem muito a ele, as brincadeiras não são apenas diversões, mas sim primordial para o caminho da aprendizagem.

Froebel foi um dos primeiros educadores a considerar o inicio da infância a faze mais decisiva na formação de pessoas.

Na época de mudanças de concepções sobre as crianças, esteve a frente deste processo na área pedagógica. Foi criador do primeiro jardim de infância das crianças menores de 08 anos.

Também foi o primeiro pedagogo a desenvolver jogos e materiais educativos apropriados ao jardim de infância, como cantos, pinturas, palestras, modelagem, e ouvir histórias.

Criou gravuras coloridas, trabalhos manuais, que consistiam em exercícios sensórios-motores.

Assim como a linguagem, também valorizava a musica e muitas atividades eram desenvolvidas com o uso dela, ele acreditava que a musica despertava sentimentos que muitas vezes as palavras não conseguem expressar, e em 1844 publica a obra “Canções para a mãe que acalenta o filho”.


PENSAMENTO IDEOLÓGICO


Ao compartilhar seu pensamento com os outros pensadores, Froebel tinha as crianças como uma planta em sua fase de formação, que exigia cuidados periódicos para que cresçam de maneira saudável, além de procurar o elo que igualaria todos os homens a sua existência divina, ainda não corrompida pelo convívio social.

O caminho para isso seria deixar a criança livre para expressar seu interior e prosseguir seus interesses, assim ele adota a ideia contemporânea do “aprender a aprender”, para ele quanto mais ativa a mente da criança, mais ela é receptiva porque a educação se desenvolve espontaneamente por saber que as crianças, já trazem consigo, uma metodologia natural do que faz com que elas aprendam de acordo com seus interesses.

Froebel com suas pesquisas comprovou que ao utilizar brincadeiras, as crianças se desenvolvem melhor nesta fase, e com brinquedos como praticas pedagógicas, a criança se projeta para o futuro por meio de imaginação, além de ajudar a desenvolverem a sociabilidade, o psicológico e o psicomotor “brincar é fonte de lazer”.

Ele também dizia que o importante era trabalhar a percepção e aquisição da linguagem no período propriamente escolar.

Froebel via a educação como uma atividade em que escola e família caminham juntas, assim como Pestalozzi.

Defendia a educação sem imposições as crianças, porque segundo a sua teoria, elas passam por diferentes estágios de capacidades de aprendizado, com características específicas, antecipando as ideias do suíço Jean Piaget (1896-1980).

Entretanto sugerem que no inicio a educação deve ser somente protetora, guardadora e não prescritiva, categórica, interferidora, e que o desenvolvimento da humanidade requer a liberdade de ação do ser humano, “a livre e espontânea representação do divino no homem”.

CURIOSIDADES SOBRE FROEBEL


Em 1811, Friedrich Froebel foi convocado a lutar nas guerras napoleônicas.

Em 1851, foi confundido com um sobrinho esquerdista, o governo da Prússia proibiu as atividades do jardim da infância. O educador morreu no ano seguinte, mas o banimento só foi suspenso em 1860, oito anos mais tarde. Os jardins de infância rapidamente se espalharam pela Europa e pelos EUA, onde foram incorporados aos preceitos educacionais do filósofo John Dewey (1859-1952).

CONCLUSÃO


O estudo sobre Froebel, nos mostra a sua importância para a educação infantil, e também suas contribuições para a pedagogia nos dias atuais. Deixando a clareza do quão é importante o brincar e o lúdico para que a criança compreenda e construa seus conhecimentos.





BIBLIOGRAFIA


 (Acessado em 11/04/2017, às 21hrs33min)

 (Acessado em 12/04/2017, às 22hrs40min)



2 comentários:

  1. FROBEL
    Rever a correção do texto:
    ... aos nove meses...
    Órfão
    À escola
    Influência
    Início
    Fase
    Música
    Práticas pedagógicas
    às crianças
    Início
    Bibliografia qd há somente livros
    Troquem para Referências e vejam a forma correta do registro...
    SOBRENOME, Nome. Texto. Disponível em www.ssdddsxxfddddsasxdss, acesso em dia/mês /ano.

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  2. Essas correções se referem somente à biografia. Relevam todo o texto pois há muitos outros erros ortográficos.

    Insiram, ao final do texto, o nome completo da dupla.

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