“A pedagogia mostra os fins da educação; a psicologia, o caminho, os meios e os obstáculos.”
Johann Friedrich Herbart
Biografia
Johann Friedrich Herbart nasceu em Oldenburg, na Alemanha, no ano de 1776. O filósofo alemão conheceu alguns dos mais importantes intelectuais da sua época. Dos doze aos dezoito anos cursou o ginásio. Inclusive, aos dezoito anos já era aluno do filósofo Johann Fichte, na Universidade de Iena. Realizou sua primeira experiência pedagógica, aos vinte anos, enquanto professor particular em Interlaken, na Suíça, período em que ficou amigo de Pestalozzi.
No ano de 1802, doutorou-se em Göetingen com uma série de idéias amadurecidas. Lá também foi professor de Filosofia e mais tarde em Königsberg, onde fundou um seminário pedagógico com uma escola de aplicação e um internato.
Os estudos mais importantes de Herbart foram sobre a Filosofia da Mente, à qual subordinou suas obras (entre elas, Pedagogia Geral e Esboço de um Curso de Pedagogia).
Muitos pensadores tiveram a influência de sua teoria, dando origem a várias interpretações, até entrar em declínio no início do século XX.
Herbart faleceu no dia 14 de agosto de 1841, depois de uma vida entregue inteiramente à atividade acadêmica.
Pensamentos Ideológicos:
No século XIX, com as transformações econômicas e sociais causadas pela revolução Francesa, a educação se torna um fator primordial, já que é considerada um dos elementos que estabilizaria a sociedade e se tornaria um elemento de formação social e intelectual do “homem moderno”.
Neste período em que Herbart desenvolveu suas ideias, o mundo estava em grandes transformações econômicas, políticas e sociais. O século XVII é marcado por processos revolucionários na França, como por exemplo, o Iluminismo. Este marca todos os filósofos de várias épocas, por expandir suas ideias valores, e, principalmente, a razão.
A Revolução Francesa foi outro ponto importante para a inspiração nas teorias e o uso delas. A disciplina, o governo e a instrução foram fundamentados nos sistemas e no jeito como os exércitos funcionavam. Podemos verificar claramente ao perceber os conceitos de disciplina e governo.
O sistema pedagógico de Herbart com os conceitos de governo, disciplina e instrução educativa, são mecanismos usados até o momento. O governo colocando as regras externas as das famílias. As formas de controle são a ameaça, a admoestação e o castigo. O governo é imposto somente no período em que o individuo esta desenvolvendo sua autonomia, a partir do momento que ela já tem controle sobre suas formas de interesse pela matéria, o governo se torna algo automático.
No momento em que o individuo alcança o estágio de controle da vontade, entra a disciplina, que funciona somente com a instrução educativa.A instrução educativa o interesse pelos objetos educativos. Uma das preocupações da instrução educativa é o desenvolvimento dos interesses múltiplos, através das experiências e relações humanas. O interesse então está diretamente ligado as idéias, formas de representações já existentes, o que Herbart intitulou de massa aperceptiva.Governo e disciplina andam juntos para garantir a instrução. A disciplina visa o objetivo direto, a instrução gera benefícios futuros.
Fonte: Ensinar e Aprender História |
Contribuições de Herbart para a Educação:
Herbart trouxe grandes contribuições a pedagogia como ciência, emprestando rigor e certa cientificidade ao seu método. Também foi o precursor de uma psicologia experimental aplicada à pedagogia. Foi o primeiro a elaborar uma pedagogia que pretendia ser uma ciência da educação. Em Herbart, o processo educativo se baseia, em seus objetivos e meios, na Ética e na Psicologia, respectivamente.
Segundo ele, a ação pedagógica se orienta por três procedimentos: o governo, a instrução e a disciplina.
a) O governo: é a forma de controle da agitação da criança, inicialmente exercido pelos pais e depois pelos mestres, com a finalidade de submeter a criança às regras do mundo adulto e viabilizar o início da instrução.
b) A instrução, é o principal procedimento da educação e pressupõe o desenvolvimento dos interesses. O interesse determina quais as idéias e experiências que receberão atenção por parte do indivíduo. Herbart não separa a instrução intelectual da instrução moral, pois para ele, uma é condição da outra. Para que a educação seja bem sucedida é conveniente que sejam estimulados o surgimento de múltiplos interesses.
c) A disciplina é a responsável por manter firme a vontade educada, no caminho e propósito da virtude, supondo autodeterminação, que é uma característica do amadurecimento moral levando para a formação do caráter que está sendo proposta, ao contrário do governo, que é heterônomo e exterior, mais adequado ao trato com as crianças pequenas.
O Método de Instrução herbartiano. Herbart propõe 5 passos formais que favorecem o desenvolvimento da aprendizagem do aluno:
• preparação: o mestre recorda o que a criança já sabe para que o aluno traga ao nível da consciência a massa de idéias necessárias para criar interesse pelos novos conteúdos;
• apresentação: a partir do concreto, o conhecimento novo é apresentado;
• assimilação: o aluno é capaz de comparar o novo com o velho, distinguindo semelhanças e diferenças;
• generalização: além das experiências concretas, o aluno é capaz de abstrair, chegando a conceitos gerais, sendo que esse passo deve predominar na adolescência;
• aplicação: através de exercícios, o aluno evidencia que sabe usar e aplicar aquilo que aprendeu em novos exemplos e exercícios. É deste modo, e somente deste modo, que a massa de idéias passa a ter um sentido vital, perdendo o aspecto de acumulação de informações inúteis para o indivíduo.
Os fatores determinantes de sua influência no pensamento pedagógico foram:
a) o caráter de objetividade de análise;
b) a tentativa de psicometria;
c) o rigor dos passos a serem seguidos para a instrução e a sistematização que imprimiu ao seu método.
Para ele, o conhecimento é dado pelo mestre ao aluno, de modo que só mais tarde este o aplica a experiências vividas. Sua educação é pela instrução, e neste caso, possui um caráter mais intelectualista.
Uma das contribuições mais duradouras de Herbart para a educação é o princípio de que a doutrina pedagógica, para ser realmente científica, precisa comprovar-se experimentalmente – uma idéia do filósofo Immanuel Kant que Herbart desenvolveu.
Surgiram daí as escolas de aplicação, que conhecemos até hoje. Elas respondem à necessidade de alimentar a teoria com a prática e vice-versa, num processo de atualização e aperfeiçoamento constantes. Muitas das contribuições de Herbart para a psicologia e a pedagogia continuam valiosas, mas seu pensamento e a prática que dele se originou no século 19 se tornaram ultrapassados, sobretudo com o aparecimento do movimento da escola ativa. O norte-americano John Dewey, por exemplo, fez duras críticas à doutrina herbartiana.
A ideologia de Herbart nas Práticas Pedagógicas, em escolas brasileiras:
Com o auxílio de Herbart, a Pedagogia foi formulada pela primeira vez como uma Ciência, organizada, abrangente e sistemática, com fins claros e meios bem definidos. A estrutura teórica construída por ele se baseia numa filosofia do funcionamento da mente, o que a torna totalmente inédita para a época: não apenas pelo seu caráter científico, mas também por adotar a psicologia aplicada como eixo central da Educação.
Desde então, até os dias de hoje, o pensamento pedagógico de Herbart se vincula fortemente às teorias de aprendizagem e à psicologia do desenvolvimento. Um bom exemplo é a obra do suíço Jean Piaget (1896-1980), que está presente nos estudos atuais sobre Educação e nos cursos superiores de Pedagogia, como um dos maiores nomes vinculados à Educação.
Curiosidades:
A mãe de Herbart era bela e tinha inteligência superior e talento literário, seu pai, um advogado, ascendeu à categoria de conselheiro particular. Quando Johann tinha 5 anos de idade caiu numa bacia de água fervente, teve como conseqüência, uma constituição delicada todo o resto de seus dias.
A mãe dedicou-se sem reservas ao seu cuidado e educação, até mesmo à supervisão de seus estudos, estudando grego afim de acompanhá-lo em seu trabalho. Sua instrução elementar foi dada pelo pastor Ulzen, pode-se bem crer que o pastor Ulzen teve uma forte influência na formação da própria teoria de instrução de Herbart.
Vista Parcial de Oldenburg. Fonte: Ensinar e Aprender História. |
Dos 12 aos 18 anos de idade, Herbart frequentou o ginásio de Oldenburgo, onde se diplomou com o seguinte relatório oficial: "Distinguido entre seus condiscípulos pela ordem, boa conduta e crescente operosidade no desenvolvimento e aperfeiçoamento de suas excelentes capacidades naturais".
Em acréscimo à acentuada aptidão para matemática, línguas e filosofia, era um especialista em música e possuía raro gosto literário. Amadureceu muito cedo; aos 11 anos estudou Lógica; aos 12 anos estudou metafísica; e aos 14 escreveu um ensaio sobre a liberdade da vontade.
Seu pai enviou-o a Iena, a fim de preparar-se para a prática do Direito.
De 1794 a 1797, frequentou a universidade, tendo sua mãe como companhia. Por sugestão de sua mãe, deixou Iena no início de 1797, para tornar-se professor particular dos três filhos do governador de Interlaken, na Suíça. Este foi um dos passos mais decisivos de sua vida. Teve dois resultados importantes:
O primeiro, ele ganhou a experiência no ensino que deveria determinar sua teoria pedagógica e, o segundo, seu interesse educacional teve uma influência decisiva sobre sua filosofia, especialmente sobre suas teorias psicológicas e técnicas.
Os meninos que ele ensinava tinham 8, 10 e 14 anos de idade, seu ensino estava, portanto, relacionado com o início da adolescência.
Herbart é chamado de pai da psicologia moderna e também o "pai da moderna ciência da educação". Foi um excelente professor e um profundo filósofo.
A vida de Herbart divide-se em trabalhos universitários e produtividade cultural. De 1802 a 1809, lecionou em Gottingen e escreveu suas principais obras sobre educação.
Em 1809 foi chamado à Universidade de Ronigsberg na Rússia Oriental, para ocupar o cargo de professor titular de filosofia da universidade mais importante do mundo, famosa por que fora ocupada por Immanuel Kant, era o lugar pelo qual ele esperava ocupar desde menino.
Em 1833, Herbart voltou à Universidade de Gottingen. Morreu em 1841, depois de uma vida entregue inteiramente à atividade acadêmica. Suas produções literárias, durante este período, foram poucas e relativamente sem importância.
Reflexão:
O que pudemos entender é que para Herbart, as ideias eram indestrutíveis e sempre continuariam existindo na mente, no entanto algumas existiriam fora do alcance da percepção consciente. Essa ideia leva em conta as pequenas percepções, experimentadas quando nos lembramos de ter visto algo, como se um detalhe de alguma cena, embora não tivéssemos essa consciência naquele momento. O detalhe chama a atenção da mente, sem nos dar pistas da razão ou motivos dessa percepção.
Isso significa que percebemos as coisas e as armazenamos na memória, sem ter consciência de que estamos fazendo isso. A mente possui um sistema para diferenciar e guardar ideias. As ideias surgem pela combinação das informações dos sentidos. Vorsfellung é o termo, em alemão, usado para expressar o conceito de ideia, englobando pensamentos, imagens mentais e estados emocionais. Todos os elementos, deste conceito de ideia, são dinâmicos, pois são capazes de transformar e interagir entre si. As ideias podem atrair e associar-se a outras ideias e sentimentos, ou repeli-los, como imãs. Ideias similares atraem-se e misturam-se dando origem a uma terceira ideia mais complexa. Ideias não similares podem continuar a existir sem associação, enfraquecendo com o tempo até serem finalmente relegadas à margem da consciência.
Se duas ideias se contradizem de maneira direta, ocorre uma “resistência” e “conceitos tornam-se forças quando resistem um ao outro”. Essas forças se repelem com tamanha energia que uma delas acaba sendo expulsa para fora da consciência, para um lugar chamado “estado de tendência”, que conhecemos como “inconsciente”.
Fonte: Ensinar e Aprender História. |
Na tentativa de encontrar uma solução estrutural para o mecanismo de administração de ideias numa mente saudável, Herbart concluiu, erroneamente, que o inconsciente era como um depósito para ideias fracas e subjugadas. Mais tarde, Sigmund Freud enxergaria um sistema muito mais complexo e revelador com a psicanálise.
Em um mundo cada vez mais interconectado, as informações contidas nas propagandas, na televisão e internet, induzem comportamentos que limitam nossa capacidade crítica, com um ideal de felicidade voltado apenas ao consumo.
Recebemos diariamente enormes spams de informações de marketing, relacionadas ao nosso comportamento e a única forma de combatermos esse entorpecimento comportamental é estimularmos nossa própria imaginação e pensamento para aumentarmos a autoconsciência.
Nos dias de hoje, observamos que esta habilidade é essencial para preservarmos nossas mentes. As pessoas têm medo do que há dentro delas, de seu inconsciente, mas talvez seja o único lugar que realmente vão encontrar o que necessitam para sua transformação. Isso significa que, às vezes, visitamos mais profundamente nosso depósito para ideias fracas, subjugadas e expulsas da consciência. Afinal de contas, até hoje não se sabe qual é o poder do nosso inconsciente, mas percebemos sua umbilical proximidade com nossas tendências comportamentais.
Referências Bibliográficas:
ARANHA, Maria Lúcia de Arruda. História da Educação e da Pedagogia: Geral e Brasil. 3 ed. São Paulo: Moderna 2006.
HERBART, O ORGANIZADOR DA PEDAGOGIA COMO CIÊNCIA. Nova Escola. Disponível em: <https://novaescola.org.br/conteudo/1775/herbart-o-organizador-da-pedagogia-como-ciencia
>. Acesso em: 14 de Abril de 2017.
ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO, PENSADORES DA EDUCAÇÃO - HERBART. Gestão Escolar. Dia a Dia Educação. Disponível em: <http://www.gestaoescolar.diaadia.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=315>. Acesso em: 14 de Abril de 2017.
CARVALHO, Frank Viana. Alfabetização no Brasil - Retrospectiva. Disponível em: <http://frankvcarvalho.blogspot.com.br/2015/07/alfabetizacao-no-brasil-retrospectiva.html>. Acesso em: 14 de Abril de 2017.
FREITAS, Itamar. Pensar Históricamente em Johann Friedrich Herbart. Disponível em: <http://itamarfo.blogspot.com.br/2014/09/pensar-historicamente-em-j-f-herbart.html>. Acesso em: 14 de Abril de 2017.
NOMES: Mariana Alves Barreira Moreira RA: 561411
Giselle Antiquera Leitzke RA: 561339
HERBART
ResponderExcluirtodos os itens foram contemplados
Parabéns pelo conteúdo e vídeo
Corrigir frequentou sem trema.